top of page

Cerca Elétrica, saiba como funciona esta solução moderna e eficaz

  • Foto do escritor: Area 19 Tecnologia
    Area 19 Tecnologia
  • 15 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de jun. de 2023



Atualmente existem vários sistemas de proteção perimetral, e o mais antigo de todos ainda é a famosa cerca elétrica. Eleita na maioria dos casos para proteção dos muros de residências e condomínios, a cerca elétrica em si evoluiu pouco em relação a instalação física. Ao mesmo tempo evoluiu bastante na tecnologia de detecção. Vou explicar melhor. Antigamente quando se instalava uma cerca elétrica, era simplesmente a instalação das hastes de alumínio de 4 isoladores, basicamente uma a cada 2 metros e após a fixação das hastes era passado o fio, normalmente de 0.6 mm e esticado. Após isso era instalada a central de choque e pronto, a cerca elétrica estava pronta. Era uma cerca bem simples e totalmente desprotegida. Após muitos anos no mesmo padrão, chegaram as novas cercas elétricas chamadas cercas industriais, sendo que chegaram algumas cercas de marcas muito famosas como a SPEEDRITE, considerada por muitos a melhor de todas em relação a central de choque. Outras como a ALIARA com sua central POWERSHOCK também entraram no mercado com uma excelente solução e por último, mas não por isso pior, a JVA trouxe os seus energizadores extremamente robustos e de alta performance. Três marcas excelentes.

Partindo para essas soluções o cliente fica um pouco preso não somente a compra das suas centrais de choque, mas para garantir a qualidade e a certificação essas empresas exigem que todos os produtos sejam da mesma marca. Então o cliente é obrigado a comprar tudo com eles, desde as centrais de choque, hastes, fixadores, fio etc. E aí é que está o problema, ou não, depende de quanto o cliente está disposto a gastar. Pois o custo acaba ficando bem alto.

Atualmente tem a possibilidade de instalar cercas industriais da mesma qualidade por um preço bem abaixo desses fabricantes, utilizando hastes de 6 isoladores (6 fios), assim como nas marcas anteriores, com hastes da mesma qualidade e o mesmo tipo de fio, utilizando centrais de choque de outras marcas como Intelbras, JFL, Securi Service etc, que são excelentes marcas de mercado e com preços muito mais acessíveis.

Hoje em dia, as cercas elétricas, para serem realmente efetivas, devem ser “inteligentes”. Quando falo inteligente é que ela deve ser uma cerca, setorizada e ao mesmo tempo monitorada. Por exemplo, um condomínio que tenha um muro com um perímetro de 1000 metros é interessante setorizar. Isso é feito para que na sala de segurança ou na guarita saibam qual é o setor onde teve um disparo na cerca acusando uma possível invasão ou tentativa de corte de fios. Então o que é feito é que se instala uma central a cada 200m por exemplo, dividindo o perímetro em 5 setores, facilitando a ação da segurança em caso de invasão por limitar a invasão a um setor de 200m e não a um perímetro inteiro de 1000m.

Indo mais longe ainda, pode ser instalado um mapa sinótico ou sinóptico na sala de segurança que nada mais é que um mapa do condomínio em formato digital no computador onde a setorização da cerca elétrica é vista graficamente. Sendo que cada central de choque é desenhada nesse mapa e em caso de disparo ou defeito em alguma central, automaticamente é visualizado facilmente no mapa mostrando em vermelho por exemplo o local da invasão, além de poder acender holofotes e tocar sirenes simultaneamente. Agilizando a ação da segurança local.

Um pouco mais moderno ainda é a automação das câmeras SPEED DOMES (câmeras que giram 360 graus) instaladas no perímetro para que as mesmas, em caso de disparo da cerca, virem automaticamente apontando para o local do disparo podendo ainda fazer o auto tracking (acompanhamento da pessoa automaticamente). Cada vez mais a tecnologia aliada a barreiras físicas, auxilia na segurança desses locais.

Como podem ver, da cerca elétrica padrão de 4 fios antiga para as cercas industriais atuais muita coisa mudou em relação a automação e sistemas de segurança. Facilitando cada vez mais no trabalho de segurança do local. E ajudando a reduzir o custo com mão de obra.

Um abraço, AREA 19.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Veja também...

Inscreva-se para receber novidades e dicas de segurança!

Obrigado(a)! Seu e-mail foi cadastrado.

bottom of page