top of page
Foto do escritorArea 19 Tecnologia

Como NÃO montar um projeto de segurança eletrônica.

Atualizado: 5 de jun. de 2023



Hoje vou falar de como não se deve montar um projeto de segurança eletrônica para um condomínio. Exatamente isso, como não deve ser feito. Basicamente os condomínios, para economizar dinheiro, escolhem uma empresa, normalmente por indicação de alguém e pedem para que essa empresa faça um orçamento para colocar um sistema de CFTV no local. Esse é o primeiro erro que o condomínio cometeu. Pedir para uma empresa fazer um orçamento de um sistema de CFTV sem ter em mãos um projeto de segurança como um todo. No geral fazem isso porque pensam que dessa forma vão economizar dinheiro não tendo que pagar por um projeto para uma empresa. Sim, a princípio pode parecer verdade, mas no decorrer do processo começam os problemas.


O que acontece é o seguinte, chega a primeira empresa e prepara o projeto baseado nas informações que alguém passou para ele. Por exemplo: “Quero uma câmera na entrada de pedestres, outra na entrada de veículos, outra na saída de pedestres, outra na saída de veículos, quero câmeras nos acessos das torres e assim por diante”.


Chegam à conclusão que precisam de 120 câmeras por exemplo. Após esse primeiro passo, a empresa apresenta o orçamento ao condomínio e o que o condomínio faz?

Pega esse orçamento, tira os preços e passa a lista para um segundo e terceiro concorrente, porque normalmente o condomínio precisa de três orçamentos. Já sabendo disso, a primeira empresa que fez o orçamento, esconde no valor vários itens para dificultar que a concorrência simplesmente coloque o preço nos itens e não tenha trabalho algum, apenas colocar preços. Ela será obrigada a ir até o local e fazer o seu orçamento.


Nesse momento começam os problemas pois cada empresa trabalha de uma maneira diferente. Cada um gosta de uma marca, de uma tecnologia, se vai ser analógica, HDCVI, HDTVI, IP, etc. Se vai usar cabo coaxial, cabo CTP, Cabo UTP e assim por diante. Se vai usar fibra óptica com conversores ou se vai colocar vários switches. Acaba virando uma salada mista.



Começa aí o problema para o condomínio, pois não conseguirá equalizar os orçamentos pois cada um será totalmente diferente do outro. Então a minha recomendação é a seguinte, contrate uma empresa para realizar um projeto de segurança como um todo. Mesmo que o condomínio não consiga realizar tudo de uma vez, mas ele poderá fazer por fases.


De repente ele começa com as câmeras perimetrais, depois de um tempo passa para as câmeras internas, em outra fase ele implanta o sistema de controle de acesso e assim por diante. Até finalizar aquele projeto por completo. Fazendo dessa forma ele poderá pegar esse projeto e aí sim colocar na mão de três empresas e que cada uma faça seu orçamento, pois todos saberão quais equipamentos utilizar e as devidas marcas escolhidas.


Esta é a forma correta para que o condomínio não tenha problemas na implantação. Lembrando que estamos falando da segurança de pessoas e seus patrimônios, não é simplesmente colocação de câmeras aleatoriamente.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Quer saber mais, entre em contato e retornaremos o mais breve possível

AREA 19 Tecnologia

19 3252-9033

22 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Veja também...

Inscreva-se para receber novidades e dicas de segurança!

Obrigado(a)! Seu e-mail foi cadastrado.

bottom of page